domingo, 29 de janeiro de 2012

Drinks não alcoólicos: por que acrescentar no seu cardápio?


Estava pensando e resolvi escrever sobre a importância de ter uma sessão do cardápio só com drinks não alcoólicos.

Imagina ser o motorista da rodada, não seria bom poder escolher algum drink saboroso e divertido para acompanhar seus amigos? É por esse motivo que é um bom negócio para o bar possuir um cardápio que contenha alguns coquetéis sem álcool.

Além dos motoristas da rodada existem muitas outras pessoas que, por escolha própria, não bebem e para essas pessoas em especial o cardápio sem álcool pode ser muito mais que um plus na casa. Pode ser o diferencial que a faz se tornar cliente do seu bar e não do bar ao lado.

Espero que tenham gostado da postagem de hoje e aguardem pois irei postar em breve como adaptar os coquetéis da casa para coquetéis sem álcool.

Como sempre, sintam-se a vontade para deixar suas opiniões, criticas e sugestões abaixo.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mise en place



Hoje falaremos sobre Mis en Place. O que é realmente isso?
Mise en Place é a preparação do bar para o trabalho, antes de abrir a casa.

Para uma Mise en place eficiente é necessário se certificar que o balcão está limpo, a bancada de preparo dos coquetéis também, verificar se as garrafas estão em seus devidos lugares, retirar a proteção das biqueiras e colocar as biqueiras naquelas garrafas que estão sem, limpar todos os utensílios de bar, certificar-se que tem a quantidade suficiente de copos para o começo do expediente, providenciar os sucos e colocá-los nos Store’n pours, cortar as frutas e folhas e armazená-las nos recipientes, colocar gelo na estação de trabalho, etc.

Cuidado ao cortar as frutas durante o Mise en Place!!! Algumas frutas tem um tempo de validade muito curto após o corte, como o maracujá que tem o sabor alterado após 20 minutos em contato com o ar (falarei em outro post sobre o tempo de validade de cada fruta após cortada). É importante levar em conta o tipo de bar ou o evento que se está trabalhando. Em lugares de alta rotatividade, como festas de formatura e bares de casas noturnas, não é possível cortar a fruta na hora do preparo de cada coquetel. Entretanto, sempre que for viável é recomendado cortar as frutas que sejam necessárias para mais ou menos 2 horas de serviço e pedir ao barback (quando houver) para ir cortando mais. Em lugares mais calmos como bares de restaurantes é preferível que os ingredientes sejam cortados na hora, pois isso melhora a qualidade e o sabor do drink.

A maioria das pessoas pensa que para conservar folhas, como hortelã e alecrim, é necessário colocá-las em água. Na verdade o correto é lavar as folhas e depois secar com um papel toalha para retirar toda água visível, pois a água murcha as folhas dando a elas uma aparência ruim e retirando parte do aroma e sabor característicos delas.

Um fator que torna a Mise en place muito mais simples e rápida é quando se tem um fechamento correto do bar no dia anterior. Falaremos sobre como fechar o bar de forma eficiente em outro post.

Sintam-se a vontade para deixar suas opiniões e comentários.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Armazenamento das bebidas do seu bar




Tenho que confessar que fiquei muito feliz com a enorme quantidades de visita que o blog recebeu já no primeiro post e gostaria de agradecer a todos. Hoje falarei sobre o tempo de armazenagem das bebidas alcoólicas do seu bar.

A maior parte das bebidas possuem um tempo de validade indeterminado, ou seja, se armazenadas corretamente elas não estragam, isto é o caso dos destilados como vodka, whisky, bourbon, tequila, cachaça, rum, brandy, etc.

Os fermentados possuem um tempo de validade após aberto muito curto, como por exemplo o saquê e o vinho que após 3 dias já tem seu sabor e aroma alterados pelo oxigênio.

Os licores que possuem creme na sua composição como o Bailey’s e o Amarula também são bastante afetados com o tempo, após abertos eles possuem um tempo máximo de 6 meses e fechados geralmente possuem uma data de validade escrita na embalagem que geralmente é até 1 ano e meio após a data de fabricação. Quando você começar a ver o açúcar se cristalizando no fundo da garrafa, descoloração ou ou qualquer outra mudança é melhor jogar aquela garrafa fora.

Os vinhos fortificados como o vermouth podem ser estocados abertos por uns 6 meses,mais que isso podem se tornar mofados e perder parte do sabor.

A cerveja possui uma data de validade na embalagem, já se for servida em formato de chopp é necessário perguntar ao seu fornecedor o tempo que o barril poderá ficar aberto sem alterar o gosto da bebida. (Por exemplo: O leitor Johnny contribuiu com a informação de que a validade máxima do barril da Brahma depois de conectado à choppeira era de 6 dias para Chopp Claro e 2 dias para o Chopp Escuro. Esse vem até em um barril menor, para reduzir o risco de estragar em tempos de pouco movimento.)

Os vinhos espumantes deverão ser consumidos em no máximo algumas horas após abertos pois estes perdem a carbonização muito rapidamente.

As garrafas devem ser armazenadas em local seco, em temperatura ambiente e longe da luz solar direta. De preferência longe de qualquer parede externa pois estas são as que sofrem maior alterações de temperatura.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

19 de janeiro de 2012



Essa é a data que o blog inicia. Este será um espaço no qual iremos falar e discutir assuntos relacionados que cercam esse fantástico universo que amamos chamado BAR!! O blog terá como foco maior a gestão de bar mas também postarei aqui algumas das minhas receitas, dicas de preparação de coquetéis e noticias relacionadas ao meio.Espero que vocês gostem do blog e mandem suas duvidas e opiniões para podermos conseguir criar um espaço para nosso crescimento mútuo. Para começar vou postar abaixo uma das mais recentes criações minhas...

DEATH STAR




½ oz de Johnny Walker Black Label
½ oz de Vodka SKYY
½ oz de Grenadine

Categoria: Shot
Copo: Shot
Modalidade: batido
Modo de preparo: Bater os ingredientes na coqueteleira com gelo e coar para o copo.